Probabilidade
Desde os primórdios das civilizações, as pessoas sempre tiveram que lidar com a incerteza, seja sobre o tempo, seja sobre suplementos alimentícios necessários para sobrevivência, entre outras coisas. Com isso, surgiu a necessidade de reduzir tais incertezas, assim como os seus efeitos. Uma grande motivação para a intensificação do estudo da incerteza foram os jogos de azar, que já existiam a muitos anos A.C. (3500 – 2000 A.C.).
No nosso cotidiano estamos sempre nos referindo a acontecimentos que sugerem essa teoria. Frequentemente ouvimos ou usamos expressões como:
- é provável que vai chover hoje;
- existe uma grande chance do voo atrasar;
- é muito provável que será possível comparecer ao jantar de confraternização.
Cada uma dessas expressões são baseadas no conceito de probabilidade ou na possibilidade de que um evento específico irá ocorrer. Ou seja, a intenção é tentar quantificar a chance de um evento ocorrer.
O conceito formal de probabilidade está associado aos experimentos, e pode ser apresentado de três formas: clássica, frequêntista e axiomática. Neste tópico são apresentados conceitos básicos necessários para o entendimento dessas definições, também serão discutidos esses conceitos e outros associados a essas definições. Em seguida serão apresentadas algumas propriedades importantes da probabilidade.